A Complexidade do Sistema Tributário Brasileiro e os Investimentos Estrangeiros

ID-10029449O Sistema Tributário brasileiro está entre os mais complexos do mundo, e se não fosse só isso, a nossa carga tributária é altíssima, que acaba onerando os empresários, e refletindo para um cenário de retenção de investimentos, principalmente de empresas estrangeiras.

 

Na busca de alternativas de negócios fora da Europa e dos Estados Unidos, nosso País acaba sendo atrativo para investimentos estrangeiros, já que estamos com uma economia estabilizada, fortalecida e com grande possibilidade de crescimento.

A falta de uma reforma tributária, com certeza é uma das principais barreiras para a maior atração de investimentos do exterior,além disso,existe outro aspecto importante; os custos referentes a tecnologias e com pessoas qualificadas na área, que são necessários para atender as complexidades do nosso sistema tributário. No final das contas, esse outro aspecto acaba pesando muito na hora das empresas iniciarem ou adquirirem um negócio no Brasil.

Já se estudam soluções para esse complexo cenário, está em pauta a redução gradual da carga tributária e simplificação de impostos, mas uma reforma tributária de fato, que é um dos principais pontos, está longe de começar.

Ainda influenciando nesse cenário de complexidade, existe uma falta de alinhamento do cenário econômico com o cenário tributário, no que tange a tributação.

Para maior eficiência em termos de tributação e racionalização dos impostos, é de fundamental importância uma gestão de gastos públicos, isso tem influência direta na redução do ônus tributário.

Essas soluções em conjunto, com certeza poderão favorecer e atrair mais investimentos estrangeiros, que são muito importantes para o crescimento dos Municípios, dos Estados, e do Brasil como uma nação economicamente promissora.

Deixe uma resposta